segunda-feira, 15 de março de 2010

Entrevista - Blek le Rat (primeira)

Em novembro de 2009, o pioneiro do stencil, Blek leRat, deu uma entrevista para o site Aerosol Planet, eu traduzi e estou colocando aqui, dei uma editada na introdução pq o cara começa falando de Banksy, que eu também sou fã, mas antes do Banksy ver um muro o leRat ja era da old-school ...enfim, desnecessário falar de Banksy na entrevista do leRat.
Estou traduzindo uma outra entrevista dele (leRat), muito boa tbm.
Blek leRat, foi certamente um dos primeiros a fazer stencil nas ruas, se não foi o primeiro, deve ser considerado como. Ele estava nas ruas muito antes das pessoas descobrirem o que é Street Art. Uma figura extremamente carismatica á sua maneira, com exposições caras em galerias vendendo bastante ao redor do mundo. Nós nos encontramos para fazer algumas perguntas, com o pioneiro do stencil, que escolheu seu nome a partir de um personagem de gibi .

Como você teve primeiramente o interesse em fazer trabalhos com estencil?
Em 1982, quando comecei, eu queria ter meu próprio estilo de fazer graffiti, isto era muito importante para mim.

O que era o primeiro stencil que você criou?
Foi um stencil de um rato! Eu costumava pintar umas centenas de ratos nas ruas de Paris no começo dos anos 80.

Você usa o nome, Blek Le Rat, você pode nos contar como este nome surgiu e o que significa?
Vem de um desenho chamado "Blek le Roc" que costumavamos trocar com outras crianças nos anos 60, eu mudei "Le Roc" para Le Rat, porque eu amava pintar ratos e a palavra "rat" você também pode ter "art", eu amava a coincidência entre as duas palavras.

Você sempre morou em Paris, foi lá que você começou a fazer stencil?
Sim, eu nasci em paris e sempre vivi nessa porra.

Quando você começou a fazer stencil em paris, você focou em fazer mais perto da onde ja tinha graffiti ou você tinha seus próprios lugares?
Você sabe.. quando eu comecei em 1981 ninguem estava fazendo graffiti na cidade de Paris, exceto um cara chamado Gerard Zlotykamien que é um grande artista francês. Se você conhecer qualquer pessoa que lhe diga que fazia graffiti em Paris nos anos 70 ele é um mentiroso. Antes eu tinha todo o espaço de paris para fazer ratos. Eu comecei a ver graffiti, tipo piece mesmo, tipo em junho de 1983 de um cara chamado "Bando" que começou a fazer tag e pintar pieces gigantes nas paredes da cidade.

Como você decide aonde é um bom lougar para colcar um stencil?
Depende de um monte de coisas diferentes. O Lugar, o ambiente aonde eu coloco meus stencils é muito importante para mim, é uma das coisas que faz a arte de rua tão forte e mágica, comparada a outras expressões pecadoras de arte. A imagem toma outra dimensão quando é na rua... então é totalmente mágico.

Você conhecia muitos dos primeiros grafiteiros franceses e eles sabiam do seu trabalho e o que eles achavam?
Um sabia do trampo do outro, mas nós não nos conheciamos, embora estivessemos fazendo o mesmo "trabalho" eu costumava dizer assim: "Grafiteiros, nós estamos indo comer nos mesmos restaurantes, mas não comemos a mesma comida".

Tinha alguma competição em Paris, com seus stencils?
Não nos anos 80, porque tinhamos muito espaço para trabalhar, começou a ficar mais complicado quando a segunda leva de grafiteiros chegou nos anos 90. Eles eram bem ofensivos e não deixavam nenhum centimetro livre nas ruas de Paris. A cidade estava sobrecarregada de tags e pieces.

Você foi a primeira pessoa em paris a fazer trabalhos com stencil?
Absolutamente SIM! eu digo isso, alto e claro!! Muitas pessoas gostariam de ter sido o primeiro, mas eu sei exatamento como tudo aconteceu, porque eu vivi e ninguem pode reescrever a história. Durante o verão de 1983 um cara chamado Jerome Mesnager começou a pintar tipo uma sombra de um homem com com um pincel e tinta. Ele não usava stencil para fazer seu homem branco. Eu devo dizer que eu realmente gostava daqueles homem brancos pintados nas paredes de Paris, era muito bom. Depois daquilo, durante o verão de 1983 eu tive a grande surpresa de descobrir dois outros caras que começaram a fazer stencils nas ruas de Paris. Estes dois caras chamados "Marie Rouffet" e um outro cara que assinava TNT e denovo estes dois caras aparecerem nas paredes de Paris no verão de 1983, e é isso. O grande movimento com outras pessoas que faziam Stencil começou no inverno de 1984 com Jef Aerosol e Miss Tic e muitos outros artistas.


Você viu algum outro trabalho de stencil acontecendo em outros paises?
No começo dos anos 60, eu fiz uma viagem com meus pais para a italia e vi alguns stencils feito por fascistas que era um vestigio da segunda guerra mundial. Era um retrato de Mussolini vestindo um capacete,esta foi a razão que eu tive a idéia de fazer stencial, foi porque eu vi estes stencils nas ruas de Padova quando eu era criança.

Você ja montou alguma crew com outros artistas que fazem stencil ou era só você mesmo?
Eu pintei por alguns meses em 1981 nas ruas com um amigo meu chamado Gerard Dumas. Nós eramos bons amigos, mas ele parou depois de alguns meses, porque sua esposa tinha um filho e não queria mais ele saindo pra pintar nas ruas...

Você ja rodou fazendo stencil em Paris?
Muitas muitas vezes! Nos anos 80, a policia não ligava pra arte de rua e eles nem sabiam o que era arte de rua, eles costumavam me perguntar "é político" e eu respondia "Não! Não é!" e eles iam embora. Eu levei um flagrante em 1990 da polícia de paris. Eu fui condenado a pagar uma fiança e tive uma enxeção de saco por muito tempo...

Você acha que o publico geral gosta de ver seu serviço nas ruas e tal?
Você deve perguntar as pessoas, eu não posso responder por eles.

Você tem um lugar favorito para Stencil em Paris?
Não, eu não tenho nenhum lugar favorito em Paris, eu nem gosto mais de Paris...

O que os grafiteiros pensam dos seus stencils?
Nós nos respeitamos, eu respeito o trampo deles e eles fazem o mesmo comigo.

Você colocou seus stencils no mundo todo, eu tenho fotografado muitos em Londres. Aonde é sua cidade favorita para fazer stencil?
Nova Iorque, porque tudo começou lá, é tipo a mecca do graffiti não é?

Você escolheu fazer stencil de ratos, assim como o inglês Banksy você diria que ele te copiou de algum modo?
Eu amo e respeito muitos dos trabalhos do Banksy, porque ele trouxe algo muito forte para o desenvolvimento desta arte. Muitos dos outros artistas que faz stencil tentaram copiar os meus ou os do banksy. Eu não diria que o Banksy me copiou, eu diria que ele foi "influenciado" o que é totalmente diferente.

O que você acha do trabalho do Banksy? Você ja pintou junto com ele?
Eu nunca pintei com ele, mas adoraria.

Quantos stencils por dia você colocava nos seus primeiros dias em Paris?
Algo em torno de 10 ou 30. Dependia de como estava o clima, se eu estava sozinho ou se alguem estava me ajudando. Meu recorde foi mil pequenos lambe lambe colados em um dia em 1988 e fui ajudado pela minha esposa Sybille e meu filho Alex (ele tinha 5 anos naquela época)

É engraçado, eu recebi uma cópia de seu novo livro, "Getting Through the Walls" (Atravessando as paredes), por Thames e Hudson, e eu vi uma foto de seus stencils no lado de fora do Louvre, onde costumavam ficar todos graffitis, eu me lembro de ver aqueles tapumes em uma das minhas primeiras viagens à Paris. O que você achava do Graffiti daquela época, tipo do Mode2 e do Bando?
Eu fiquei muito impressionado com Bando e Mode2, eu nunca conheci o Bando, mas eu conheci Mode2 na alemanha uns anos atras. Bando era inacreditavel! Eu acho que ele foi o primeiro a colocar seu tag "Z" em todo lugar de Paris, mesmo se você fosse para a quebrada mais pesada da frança, ali atrás da igreja você podia achar um tag do Bando. eu realmente não sei como ele fez isso, foi realmente incrivel.

Eu recentemente te conheci em Londres, na premier do filme Bomb it, o que você achou do filme?
Eu amo o cineasta Jon Reiss que agora é um grande amigo meu. Nos compartilhamos muitos momentos foda durante a filmagem do filme, mas infelizmente, varios momentos foram cortados durante a edição. eu acho que o filme é um bom reflexo do que é o movimento artistico graffiti no começo do século 21 ao redor do mundo. É um grande filme.

Você apareceu com umas ideias de stencil diferente, você pode nos dizer como o stencil da ovelha surgiu?
Ratos e ovelhas estão vivendo nas cidades, ratos são os rebeldes e ovelhas são a maioria das pessoas.

Você ainda esta ativo em Paris, tem muitos stencils por lá?
Eu não estou muito ativo em Paris (eu não gosto mais da cidade). Eu fiz colagens somente três noites este ano e era para um documentario para a TV Alemã e Francesa (Arte). E eu notei que quando eu deixo alguma colagem na Rua, logo no dia seguinte a colagem ja foi tirada pela cidade ou por alguns colecionadores que tentaram revender em Leilão ou em galerias. É um grande problema agora, então eu escolhi fazer colagens ou graffiti aonde ninguem pode remover ou revender. Em julho passado, eu fiz uns graffiti em Belgrado, na Servia. Eu tenho certeza que em belgrado ninguem vai remover ou tentar revender.

Eu notei que seu trabalho agora tem estado bastante em galerias, seu trabalho esta vendendo bastante atualmente?
Apesar da crise, eu estou realmente surpreso em vender meu trabalho por um bom preço, eu devo dizer que meus trabalhos não são tão caros comparados aos preços do Banksy, talvez esta seja uma grande razão.

Quando você ouve sobre exposição de graffiti, tipo a da BBC Cru em Paris, normalmente você vai a eventos deste tipo?
Eu nunca vou à exibições de graffiti, embora eu goste dos caras da BBS Crew que são meus amigos.

Meu stencil favorito é "The Man who Walks Through Wall" (TMWWTW - o homem que anda através das paredes), você pode nos dizer mais sobre ele?
A Primeira vez que eu coloquei este stencil foi em Londres em 2003. Naquela época, eu morava no apartamento do pure evil em Shoreditch e deixei alguns posters, eu queria dizer pro Banksy que o cara francesinho estava chegando na cidade para dizer "Alo" para ele, quando eu voltei pra casa e eu vi fotos do TMWWTW em Londres, eu me surpreendi pela minha propria imagem e eu percebi que aquela imagem poderia ter uma outra dimensão dependendo do lugar que ela é colocada, eu também A Primeira vez que eu coloquei este stencil foi em Londres em 2003. Naquela época, eu morava no apartamento do pure evil em Shoreditch e deixei alguns posters, eu queria dizer pro Banksy que o cara francesinho adoro a história de "Alice no Pais das Maravilhas" que pode atravessar o espelho e ir para lugares diferentes, TMWWTW é um conceito de alice e ele é na verdade um porta retrato, é um viajante que atravessa o mundo com seus stencils na mochila para levar sua arte pra todo lugar, eu gosto muito desta idéia.

Se você pudesse colocar um stencil em qualquer lugar do mundo e sair livre, qual seria seu principal spot?
Palácio de Buckingham, a casa branca, o monte Eliseu, Downing Street... em todos lugares que eu gostasse em todo mundo, somente para dizer para as pessoas que estão no comando que o graffiti é uma bela arte, e eu ficaria realmente famoso!!! Esta é uma boa idéia para um novo artista do stencil que queira ficar famoso em pouco tempo, mas cuidado, também pode ser um campo minado.


Este post foi feito ao som de TRANSDUTOR - Bichos Escrotos (remix)

Um comentário:

manifestações