sexta-feira, 5 de março de 2010

Exclusivo - Entrevista com Banksy

Muitos idolatram, muitos odeiam, mas a verdade é que o trabalho do Banksy marca uma página na história da estética urbana atual, com pinturas no mundo inteiro, em 2010 o artista e seu filme "Exit through the gift shop" (Saída pela loja), talvez estejam presentes na Bienal de Arte de Rua do Brasil, estou confirmando a notícia com Ruy Amaral curador e idalizador do projeto. No dia 1º de março Banksy finalmente deu uma pequena entrevista para a revista Time-Out, segue abaixo tradução feita por mim.


O recluso Artista de rua, Robert Banks, também conhecido como Banksy, saiu das sombras para comentar sobre sua notoriedade, tretas de graffiti e o aumento do valor de propriedade Londrina, não quer comentar sobre seu novo filme. Muitas pessoas alegam ter feito, mas eu conheci - acidentalmente - o Banksy Real, um homem não notável, de óculos, num encontro de graffiti em East End alguns anos atrás. Entretanto, o acesso direto à ele é estrito hoje em dia. apesar disso Banksy concordou em dar uma entrevista exclusiva para esclarecer alguns pontos e criar um novo trabalho para a capa da revista Time Out, no qual ele revisita alguns de seus trabalhos clássicos com os Guardas da Rainha, mijando ou grafitando paredes. Depois de muita espera e mensangens em vão, ele respondeu nossas perguntas diretamente de seu bunker a prova de bombas.


É realmente você? Pois alguns, tem publicados entrevistas não oficiais com impostores (sem citar nomes).
Eu gostaria que você estivesse falando com um impostor, eu não tenho muita personalidade, então é difícil "ser alguem". E eu quero mencionar o filme, mas não quero falar sobre isso - estou preocupado que talvez eu estrague o final, a gente pode colocar uma página em branco para as pessoas desenharem sobre isso?

Você pode pelo menos dizer porque você classificou o filme como o primeiro filme de desastres em street-art. Isso significa que é seu último filme?
Eu considero toda a experiência desastrosa em vários niveis, eu acho que vai ser conhecido como meu primeiro filme, aquele que não me levou a uma carreira de cineasta.

Primeiro veio a arte, depois você foi para o lado dos animatronics, depois fez um filme... isso faz de você o próximo Walt Disney?
Eu nunca pensei desse jeito, eu acho que abrir um parque de diversão gigante para os vândalos seria o próximo, eu estava acampando quando foi lançado o "License to Ill" dos beastie boys, praticamente todos muleques tinham um logo da VolksWagen pendurado numa corrente no pescoço que eles tinham roubado de algum carro na cidade. Eu me lembro que a polícia e o prefeito colou no acampamento e enquadrou todo mundo.

Agora que sua foto apareceu nos jornais, você é reconhecido nas ruas?
Eu soube que alguns anos atrás um cara disse que era o Banksy para entrar numa balada em shoreditch e quando foi trocar idéia acabou sendo expulso por alguns graffiteiros. É meu interesse não comentar sobre nenhuma dessas fotos circulando.


O que aconteceu nesta treta com Robbo e Drax?
Eu não decidi começar uma treta com o Robbo - você já viu o tamanho dele? Nos anos 90, ele e o Drax não tinham ibope e ninguem conhecia eles em Bristol, a verdade é que eu não pintei sobre um graffiti escrito "Robbo", eu pintei sobre um graffiti que dizia "nrkjfgrekuh". Mas de qualquer modo, eu não compro a idéia de que uma parede "pertence" a um certo graffiteiro, ou à alguem. Os graffiteiros tradicionais tem um monte de regras que eles seguem, e boa sorte pra eles, mas eu não me tornei um grafiteiro pra ter alguma outra pessoa me falando o que dizer, se você é o tipo de pessoa que fica triste com pessoas atropelando seu trampo, eu sugiro que provavelmente graffiti não é o hobby certo pra você.

Você é acusado pela comunidade do graffiti de ter vendido a cena? Qual sua defesa?
É difícil determinar o significado de "vender, hoje em dia, você pode ganhar mais dinheiro produzindo uma série de posters anti-Macdonalds do que você ganharia fazendo posters para o próprio MacDonalds. Eu digo pra mim mesmo, eu uso arte para promover discórdia, mas talvez eu só esteja usando discórdia para promover minha arte, eu alego inocência em relação à "venda da cena". Mas minha alegação é feita de uma casa maior do que a que eu vivia antes.

A Arte de Rua pode ser mostrada em galerias?
Eu não sei se arte de rua realmente funciona em local fechado. Se você domesticar um animal, ao invés vai de feroz e livre ele fica estéril, gordo e sonolento. Então talvez a arte deve permanecer na rua. Mas denovo, alguns velhinhos tem muito conforto em ter um animal de estimação em casa. É difícil capturar a adrenalina de pintar nas ruas quando você está num estúdio com o aquecedor ligado. Talvez as pessoa que roubam graffiti das ruas tenham algum intuíto - as bordas ainda ficam lá. Mas estas pessoas são engraçadas - elas me pedem uma carta de autenticação dizendo que eu pintei tal coisa, mas essa é basicamente uma assinatura de confissão num papel qualquer.

Então você quer que a arte seja preservada para a nação?
É impossível predizer quais pinturas vão ficar e quais não vão, em New Orleans eu pintei numa loja abandonada numa rua cheia de carros e colchões abandonados, e depois de duas horas o trampo ja tinha sumido, no final das contas eu tinha pintado na parede de uma biqueira e o proprietário não gostou da atenção. Uma coisa que você pode ter certeza, é que se você é atrapalhado no meio de uma pintura e ela fica toda zuada, então alguem vai preservar esse trampo, retirar da parede e alguns meses depois ele vai ser exposto por pessoas usando luvas brancas la no Sothebys.

O que você acha dos valores financeiros de seus trabalhos? Você liga de as pessoas estarem trocando eles como propriedade ou ítens de luxo?
A opinião do meu advogado é que os policiais talvez não possam mais me acusar de dano criminoso - porque teoricamente meu graffiti na verdade aumena o valor da propriedade mais do que danifica. Esta é a teoria dele, mas meu advogado também acredita que usar gravata de desenho animado é um bom jeito de se vestir.

Finalmente, você gostou de fazer nossa capa?
Eu não tenho certeza do que significa a capa - tem coisas mais importantes.
_____________________


Este post foi feito ao som de The Clash - I fought the law

Nenhum comentário:

Postar um comentário

manifestações