domingo, 7 de março de 2010

Underwater Sculpture

Em Janeiro deste ano o grande, excelente, brilhante, expetacular, artista Jason deCaires Taylor deu início ao seu segundo parque de esculturas submarinas, desta vez o novo projeto fica na famosa cidade balneária de Cancún, que é aonde o Artista (sim com A maiusculo) reside. Seu objetivo de criar obras diferentes e sua paixão por mergulho, o levaram a explorar as relações intrínsecas entre arte e meio ambiente, e seus trabalhos interagem perfeitamente com o fundo do mar. A natureza fisica do lugar, faz com que a visão das obras se torne uma experiência única, e o movimento do solo também contribui para esta exclusividade, pois de acordo com o tempo, você irá ver cada escultura de um jeito, ou a mesma escultura de diferentes modos, criando a impressão de que a obra é diferente. Sua proposta é trazer reflexões sobre um futuro sustentável, e questionamentos sobre o modo como são tratadas questões ambientais atualmente, e como a arte sai dos museus para conversar com este cenário, abrindo novas possibilidades de regeneraçãos e transformações naturais.
Seu primeiro parque subaquatico foi em Grenada no caribe, em 2006, ganhando atenção mundial não só pela arte em sí, mas também pelo material usado que é propício a proliferação de corais e vida marinha de um modo geral, Uma das obras mais chamativas na minha opinião é "vicissitude", que são 26 crianças em tamanho real de diversas etnias todas de mãos dadas formando um circulo. lembrando o modo como a natureza se apropria da obra, é possível fazer uma reflexão sobre o processo de crescimento humano e como o tempo e o ambiente influenciam no desenvolvimento do corpo, por natureza crianças tem mais facilidade em se adaptar, e o uso das crianças na obra relembra a importãncia de criar um meio ambiente sustentável para gerações futuras.

Abaixo as três obras que foram colocadas no novo museu até agora, a construção da segunda parte esta a caminho e vai contar com mais de 400 figuras humanas em tamanho real que ficarão expostas sob as águas costeiras da península de Yucatán e quando completo será o maior museu de esculturas debaixo d'água.


The Archive of Lost Dreams (O Arquivo de sonhos perdidos).

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.



______________________________________

Man on fire (homem pegando fogo)
.
.

.
.
.
.
.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

.
.
.
_______________________
The Gardener of Hope (A Jardineira da esperança)

















www.underwatersculpture.com/


Este post foi feito ao som de Marshy - this thing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

manifestações