quinta-feira, 25 de março de 2010

Korancan

Não gosto de ficar postando fotos de um artista só, ou com poucas fotos...
Mas esse trabalho novo do Nick Walker em Paris me chamou a atenção. Totalmente coerente com o contexto político, num momento em que o presidente Sarkozy, depois de proibir o uso dos hijabs em escolas, e agora esta querendo proibir a burca.... não que minha opinião pessoal valha alguma coisa, mas eu particularmente, sou contra qualquer proibição..
De qualquer forma o Stencil do Nick Walker no centro de Paris, faz jus a um dos principais objetivos da arte....Propor a reflexão

quarta-feira, 24 de março de 2010

RIP Dare

Eu fico arrepiado quando vejo essas homenagens...


Respect Dare!!


Homenagem feita pela DFE Crew

segunda-feira, 22 de março de 2010

Gaia & Roa

Mta correria na facul... ta osso pra postar...
Pra não ficar em branco, alguns flicks dos trabalhos mais recentes dos meus dois artistas preferidos, Gaia e Roa (respectivamente)







gaiastreetart.com
Flickr.com/gaiastreetart
flickr.com/roagraffiti
flickr.com/groups/roa

segunda-feira, 15 de março de 2010

Entrevista - Blek le Rat (primeira)

Em novembro de 2009, o pioneiro do stencil, Blek leRat, deu uma entrevista para o site Aerosol Planet, eu traduzi e estou colocando aqui, dei uma editada na introdução pq o cara começa falando de Banksy, que eu também sou fã, mas antes do Banksy ver um muro o leRat ja era da old-school ...enfim, desnecessário falar de Banksy na entrevista do leRat.
Estou traduzindo uma outra entrevista dele (leRat), muito boa tbm.
Blek leRat, foi certamente um dos primeiros a fazer stencil nas ruas, se não foi o primeiro, deve ser considerado como. Ele estava nas ruas muito antes das pessoas descobrirem o que é Street Art. Uma figura extremamente carismatica á sua maneira, com exposições caras em galerias vendendo bastante ao redor do mundo. Nós nos encontramos para fazer algumas perguntas, com o pioneiro do stencil, que escolheu seu nome a partir de um personagem de gibi .

Como você teve primeiramente o interesse em fazer trabalhos com estencil?
Em 1982, quando comecei, eu queria ter meu próprio estilo de fazer graffiti, isto era muito importante para mim.

O que era o primeiro stencil que você criou?
Foi um stencil de um rato! Eu costumava pintar umas centenas de ratos nas ruas de Paris no começo dos anos 80.

Você usa o nome, Blek Le Rat, você pode nos contar como este nome surgiu e o que significa?
Vem de um desenho chamado "Blek le Roc" que costumavamos trocar com outras crianças nos anos 60, eu mudei "Le Roc" para Le Rat, porque eu amava pintar ratos e a palavra "rat" você também pode ter "art", eu amava a coincidência entre as duas palavras.

Você sempre morou em Paris, foi lá que você começou a fazer stencil?
Sim, eu nasci em paris e sempre vivi nessa porra.

Quando você começou a fazer stencil em paris, você focou em fazer mais perto da onde ja tinha graffiti ou você tinha seus próprios lugares?
Você sabe.. quando eu comecei em 1981 ninguem estava fazendo graffiti na cidade de Paris, exceto um cara chamado Gerard Zlotykamien que é um grande artista francês. Se você conhecer qualquer pessoa que lhe diga que fazia graffiti em Paris nos anos 70 ele é um mentiroso. Antes eu tinha todo o espaço de paris para fazer ratos. Eu comecei a ver graffiti, tipo piece mesmo, tipo em junho de 1983 de um cara chamado "Bando" que começou a fazer tag e pintar pieces gigantes nas paredes da cidade.

Como você decide aonde é um bom lougar para colcar um stencil?
Depende de um monte de coisas diferentes. O Lugar, o ambiente aonde eu coloco meus stencils é muito importante para mim, é uma das coisas que faz a arte de rua tão forte e mágica, comparada a outras expressões pecadoras de arte. A imagem toma outra dimensão quando é na rua... então é totalmente mágico.

Você conhecia muitos dos primeiros grafiteiros franceses e eles sabiam do seu trabalho e o que eles achavam?
Um sabia do trampo do outro, mas nós não nos conheciamos, embora estivessemos fazendo o mesmo "trabalho" eu costumava dizer assim: "Grafiteiros, nós estamos indo comer nos mesmos restaurantes, mas não comemos a mesma comida".

Tinha alguma competição em Paris, com seus stencils?
Não nos anos 80, porque tinhamos muito espaço para trabalhar, começou a ficar mais complicado quando a segunda leva de grafiteiros chegou nos anos 90. Eles eram bem ofensivos e não deixavam nenhum centimetro livre nas ruas de Paris. A cidade estava sobrecarregada de tags e pieces.

Você foi a primeira pessoa em paris a fazer trabalhos com stencil?
Absolutamente SIM! eu digo isso, alto e claro!! Muitas pessoas gostariam de ter sido o primeiro, mas eu sei exatamento como tudo aconteceu, porque eu vivi e ninguem pode reescrever a história. Durante o verão de 1983 um cara chamado Jerome Mesnager começou a pintar tipo uma sombra de um homem com com um pincel e tinta. Ele não usava stencil para fazer seu homem branco. Eu devo dizer que eu realmente gostava daqueles homem brancos pintados nas paredes de Paris, era muito bom. Depois daquilo, durante o verão de 1983 eu tive a grande surpresa de descobrir dois outros caras que começaram a fazer stencils nas ruas de Paris. Estes dois caras chamados "Marie Rouffet" e um outro cara que assinava TNT e denovo estes dois caras aparecerem nas paredes de Paris no verão de 1983, e é isso. O grande movimento com outras pessoas que faziam Stencil começou no inverno de 1984 com Jef Aerosol e Miss Tic e muitos outros artistas.


Você viu algum outro trabalho de stencil acontecendo em outros paises?
No começo dos anos 60, eu fiz uma viagem com meus pais para a italia e vi alguns stencils feito por fascistas que era um vestigio da segunda guerra mundial. Era um retrato de Mussolini vestindo um capacete,esta foi a razão que eu tive a idéia de fazer stencial, foi porque eu vi estes stencils nas ruas de Padova quando eu era criança.

Você ja montou alguma crew com outros artistas que fazem stencil ou era só você mesmo?
Eu pintei por alguns meses em 1981 nas ruas com um amigo meu chamado Gerard Dumas. Nós eramos bons amigos, mas ele parou depois de alguns meses, porque sua esposa tinha um filho e não queria mais ele saindo pra pintar nas ruas...

Você ja rodou fazendo stencil em Paris?
Muitas muitas vezes! Nos anos 80, a policia não ligava pra arte de rua e eles nem sabiam o que era arte de rua, eles costumavam me perguntar "é político" e eu respondia "Não! Não é!" e eles iam embora. Eu levei um flagrante em 1990 da polícia de paris. Eu fui condenado a pagar uma fiança e tive uma enxeção de saco por muito tempo...

Você acha que o publico geral gosta de ver seu serviço nas ruas e tal?
Você deve perguntar as pessoas, eu não posso responder por eles.

Você tem um lugar favorito para Stencil em Paris?
Não, eu não tenho nenhum lugar favorito em Paris, eu nem gosto mais de Paris...

O que os grafiteiros pensam dos seus stencils?
Nós nos respeitamos, eu respeito o trampo deles e eles fazem o mesmo comigo.

Você colocou seus stencils no mundo todo, eu tenho fotografado muitos em Londres. Aonde é sua cidade favorita para fazer stencil?
Nova Iorque, porque tudo começou lá, é tipo a mecca do graffiti não é?

Você escolheu fazer stencil de ratos, assim como o inglês Banksy você diria que ele te copiou de algum modo?
Eu amo e respeito muitos dos trabalhos do Banksy, porque ele trouxe algo muito forte para o desenvolvimento desta arte. Muitos dos outros artistas que faz stencil tentaram copiar os meus ou os do banksy. Eu não diria que o Banksy me copiou, eu diria que ele foi "influenciado" o que é totalmente diferente.

O que você acha do trabalho do Banksy? Você ja pintou junto com ele?
Eu nunca pintei com ele, mas adoraria.

Quantos stencils por dia você colocava nos seus primeiros dias em Paris?
Algo em torno de 10 ou 30. Dependia de como estava o clima, se eu estava sozinho ou se alguem estava me ajudando. Meu recorde foi mil pequenos lambe lambe colados em um dia em 1988 e fui ajudado pela minha esposa Sybille e meu filho Alex (ele tinha 5 anos naquela época)

É engraçado, eu recebi uma cópia de seu novo livro, "Getting Through the Walls" (Atravessando as paredes), por Thames e Hudson, e eu vi uma foto de seus stencils no lado de fora do Louvre, onde costumavam ficar todos graffitis, eu me lembro de ver aqueles tapumes em uma das minhas primeiras viagens à Paris. O que você achava do Graffiti daquela época, tipo do Mode2 e do Bando?
Eu fiquei muito impressionado com Bando e Mode2, eu nunca conheci o Bando, mas eu conheci Mode2 na alemanha uns anos atras. Bando era inacreditavel! Eu acho que ele foi o primeiro a colocar seu tag "Z" em todo lugar de Paris, mesmo se você fosse para a quebrada mais pesada da frança, ali atrás da igreja você podia achar um tag do Bando. eu realmente não sei como ele fez isso, foi realmente incrivel.

Eu recentemente te conheci em Londres, na premier do filme Bomb it, o que você achou do filme?
Eu amo o cineasta Jon Reiss que agora é um grande amigo meu. Nos compartilhamos muitos momentos foda durante a filmagem do filme, mas infelizmente, varios momentos foram cortados durante a edição. eu acho que o filme é um bom reflexo do que é o movimento artistico graffiti no começo do século 21 ao redor do mundo. É um grande filme.

Você apareceu com umas ideias de stencil diferente, você pode nos dizer como o stencil da ovelha surgiu?
Ratos e ovelhas estão vivendo nas cidades, ratos são os rebeldes e ovelhas são a maioria das pessoas.

Você ainda esta ativo em Paris, tem muitos stencils por lá?
Eu não estou muito ativo em Paris (eu não gosto mais da cidade). Eu fiz colagens somente três noites este ano e era para um documentario para a TV Alemã e Francesa (Arte). E eu notei que quando eu deixo alguma colagem na Rua, logo no dia seguinte a colagem ja foi tirada pela cidade ou por alguns colecionadores que tentaram revender em Leilão ou em galerias. É um grande problema agora, então eu escolhi fazer colagens ou graffiti aonde ninguem pode remover ou revender. Em julho passado, eu fiz uns graffiti em Belgrado, na Servia. Eu tenho certeza que em belgrado ninguem vai remover ou tentar revender.

Eu notei que seu trabalho agora tem estado bastante em galerias, seu trabalho esta vendendo bastante atualmente?
Apesar da crise, eu estou realmente surpreso em vender meu trabalho por um bom preço, eu devo dizer que meus trabalhos não são tão caros comparados aos preços do Banksy, talvez esta seja uma grande razão.

Quando você ouve sobre exposição de graffiti, tipo a da BBC Cru em Paris, normalmente você vai a eventos deste tipo?
Eu nunca vou à exibições de graffiti, embora eu goste dos caras da BBS Crew que são meus amigos.

Meu stencil favorito é "The Man who Walks Through Wall" (TMWWTW - o homem que anda através das paredes), você pode nos dizer mais sobre ele?
A Primeira vez que eu coloquei este stencil foi em Londres em 2003. Naquela época, eu morava no apartamento do pure evil em Shoreditch e deixei alguns posters, eu queria dizer pro Banksy que o cara francesinho estava chegando na cidade para dizer "Alo" para ele, quando eu voltei pra casa e eu vi fotos do TMWWTW em Londres, eu me surpreendi pela minha propria imagem e eu percebi que aquela imagem poderia ter uma outra dimensão dependendo do lugar que ela é colocada, eu também A Primeira vez que eu coloquei este stencil foi em Londres em 2003. Naquela época, eu morava no apartamento do pure evil em Shoreditch e deixei alguns posters, eu queria dizer pro Banksy que o cara francesinho adoro a história de "Alice no Pais das Maravilhas" que pode atravessar o espelho e ir para lugares diferentes, TMWWTW é um conceito de alice e ele é na verdade um porta retrato, é um viajante que atravessa o mundo com seus stencils na mochila para levar sua arte pra todo lugar, eu gosto muito desta idéia.

Se você pudesse colocar um stencil em qualquer lugar do mundo e sair livre, qual seria seu principal spot?
Palácio de Buckingham, a casa branca, o monte Eliseu, Downing Street... em todos lugares que eu gostasse em todo mundo, somente para dizer para as pessoas que estão no comando que o graffiti é uma bela arte, e eu ficaria realmente famoso!!! Esta é uma boa idéia para um novo artista do stencil que queira ficar famoso em pouco tempo, mas cuidado, também pode ser um campo minado.


Este post foi feito ao som de TRANSDUTOR - Bichos Escrotos (remix)

quinta-feira, 11 de março de 2010

Dare Ultimo Piece



Caramba fiquei emocionado...
O grafiteiro Sweet, finalizou o projeto da molotow "Sweet goes Red", fazendo um piece em homenagem ao finado Dare... o projeto da molotow era propôr à Sweet que ele pintasse todo dia um piece diferente, sendo somente vermelho, o projeto começou no dia 1º de dezembro de 2009 e terminou ontem 10 de março.

Subway Net Magazine

Esta pra sair a edição especial de 10 anos da Subwaynet.
SÓ TREM E METRÔ!
O site esta muito bem trabalhado, vale a pena conferir!
www.subwaynet.org

quarta-feira, 10 de março de 2010

Entrevista com Banksy em 2000

Estou traduzindo uma entrevista que o Banksy deu para a BBC em 2000, um pouco antes de sua primeira exposição em Severnhead.


Espero postar ainda esta semana.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Recriação da Capela Sistina

Este post não é muito urbano, porém mesmo sendo indoor eu vou postar, é um pouco antigo e não deve ser novidade, a recriação da Capela Sistina de Michelangelo através somente de Spray, pelo artista Paco Rosic, proveniente da Bósnia, passou sua infância na alemanha e foi para os estados unidos em 1992, desde pequeno sempre teve o sonho de reproduzir a capela sistina, o a produção foi incluído nos planos da família em abrir um restaurante a princípio, porém conforme o projeto foi se desenvolvendo foram aparecendo outras oportunidades resultando em um restaurante/bar e galeria. A abertura do espaço em dezembro de 2006, além de valorizar a área de waterloo em Iowa (Estados Unidos), trazendo atenção internacional para o local, também rendeu novos horizontes para o artista, que teve que fechar o segundo andar e abrir um estúdio para poder suprir o número de encomendas que passou a ter devido a notoriedade de seu projeto.
Em escala de redução de 1/2 em relação ao origiaal, 235m² de área e 4 metros de altura, o espaço teve de ser adaptado e foi necessário modificar o teto para fazer o formato côncavo semelhante ao da capela sistina, a reprodução não é exatamente igual, devido a redução não é possível notar as nuances nos olhos e nas bochechas dos personagens, em contrapartida o uso somente de spray (mais de 2.000 latas)ao invés da tinta e pincel tradicional faz com que as cores sejam mais vivas do que na obra original. Para fazer o projeto o artista viajou para o Vaticano, para ver de perto a capela, fez alguns esboços e memorizou a obra original, conforme ele mesmo diz: "você sabe como as pessoas leêm livros? Assim eu leio arte, eu li o teto da capela sistina, porque precisava ver aonde ele começou e aonde ele terminou, ele estava contando uma história."








www.pacorosic.com- O artista
www.paco-rosic.com - O Local
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Este post foi feito ao som de Thiago Petit e Tiê - Essa canção francesa

domingo, 7 de março de 2010

Underwater Sculpture

Em Janeiro deste ano o grande, excelente, brilhante, expetacular, artista Jason deCaires Taylor deu início ao seu segundo parque de esculturas submarinas, desta vez o novo projeto fica na famosa cidade balneária de Cancún, que é aonde o Artista (sim com A maiusculo) reside. Seu objetivo de criar obras diferentes e sua paixão por mergulho, o levaram a explorar as relações intrínsecas entre arte e meio ambiente, e seus trabalhos interagem perfeitamente com o fundo do mar. A natureza fisica do lugar, faz com que a visão das obras se torne uma experiência única, e o movimento do solo também contribui para esta exclusividade, pois de acordo com o tempo, você irá ver cada escultura de um jeito, ou a mesma escultura de diferentes modos, criando a impressão de que a obra é diferente. Sua proposta é trazer reflexões sobre um futuro sustentável, e questionamentos sobre o modo como são tratadas questões ambientais atualmente, e como a arte sai dos museus para conversar com este cenário, abrindo novas possibilidades de regeneraçãos e transformações naturais.
Seu primeiro parque subaquatico foi em Grenada no caribe, em 2006, ganhando atenção mundial não só pela arte em sí, mas também pelo material usado que é propício a proliferação de corais e vida marinha de um modo geral, Uma das obras mais chamativas na minha opinião é "vicissitude", que são 26 crianças em tamanho real de diversas etnias todas de mãos dadas formando um circulo. lembrando o modo como a natureza se apropria da obra, é possível fazer uma reflexão sobre o processo de crescimento humano e como o tempo e o ambiente influenciam no desenvolvimento do corpo, por natureza crianças tem mais facilidade em se adaptar, e o uso das crianças na obra relembra a importãncia de criar um meio ambiente sustentável para gerações futuras.

Abaixo as três obras que foram colocadas no novo museu até agora, a construção da segunda parte esta a caminho e vai contar com mais de 400 figuras humanas em tamanho real que ficarão expostas sob as águas costeiras da península de Yucatán e quando completo será o maior museu de esculturas debaixo d'água.


The Archive of Lost Dreams (O Arquivo de sonhos perdidos).

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Man on fire (homem pegando fogo)
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The Gardener of Hope (A Jardineira da esperança)

















www.underwatersculpture.com/


Este post foi feito ao som de Marshy - this thing

sábado, 6 de março de 2010

Uma Parede - Um conceito - Uma Graffiteira

A graffiteira MadC é conhecida por seus trampos massivamente detalhistas, este ano ela irá quebrar seu próprio recorde e pintar sua maior e mais elaborada produção, sozinha, sem ajuda. Seu objetivo é pintar uma parede gigante de 639m2 envolvendo seus personas e estilos. Ela começou a planejar e esboçar o projeto em Janeiro deste ano, a molotow está seguindo o processo de como uma das maiores produções esta se tornando realidade. O conceito do trampo chamado de Stylemachine, como implícito no nome vai ser básicamente uma máquina produzindo estilos, incluindo o cenário de um laboratório, ratos, professores loucos entre outros. MadC deve terminar o projeto até dezembro de 2010. O site da molotow vai atualizar todo mês em 2010 e você vai poder acompanhar esse desenvolvimento aqui também.




www.myspace.com/madcone
www.madc.tv
www.molotow.com
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Vou fazer dois posts em um, e deixar meus sentimentos para o grande graffiteiro suiço DARE (Sigi von Koeding) que faleceu hoje 6/03/2010 de câncer, deixo o vídeo abaixo como homenagem.

Rest in Peace Dare † 06.03.2010



Este post foi feito em silêncio.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Exclusivo - Entrevista com Banksy

Muitos idolatram, muitos odeiam, mas a verdade é que o trabalho do Banksy marca uma página na história da estética urbana atual, com pinturas no mundo inteiro, em 2010 o artista e seu filme "Exit through the gift shop" (Saída pela loja), talvez estejam presentes na Bienal de Arte de Rua do Brasil, estou confirmando a notícia com Ruy Amaral curador e idalizador do projeto. No dia 1º de março Banksy finalmente deu uma pequena entrevista para a revista Time-Out, segue abaixo tradução feita por mim.


O recluso Artista de rua, Robert Banks, também conhecido como Banksy, saiu das sombras para comentar sobre sua notoriedade, tretas de graffiti e o aumento do valor de propriedade Londrina, não quer comentar sobre seu novo filme. Muitas pessoas alegam ter feito, mas eu conheci - acidentalmente - o Banksy Real, um homem não notável, de óculos, num encontro de graffiti em East End alguns anos atrás. Entretanto, o acesso direto à ele é estrito hoje em dia. apesar disso Banksy concordou em dar uma entrevista exclusiva para esclarecer alguns pontos e criar um novo trabalho para a capa da revista Time Out, no qual ele revisita alguns de seus trabalhos clássicos com os Guardas da Rainha, mijando ou grafitando paredes. Depois de muita espera e mensangens em vão, ele respondeu nossas perguntas diretamente de seu bunker a prova de bombas.


É realmente você? Pois alguns, tem publicados entrevistas não oficiais com impostores (sem citar nomes).
Eu gostaria que você estivesse falando com um impostor, eu não tenho muita personalidade, então é difícil "ser alguem". E eu quero mencionar o filme, mas não quero falar sobre isso - estou preocupado que talvez eu estrague o final, a gente pode colocar uma página em branco para as pessoas desenharem sobre isso?

Você pode pelo menos dizer porque você classificou o filme como o primeiro filme de desastres em street-art. Isso significa que é seu último filme?
Eu considero toda a experiência desastrosa em vários niveis, eu acho que vai ser conhecido como meu primeiro filme, aquele que não me levou a uma carreira de cineasta.

Primeiro veio a arte, depois você foi para o lado dos animatronics, depois fez um filme... isso faz de você o próximo Walt Disney?
Eu nunca pensei desse jeito, eu acho que abrir um parque de diversão gigante para os vândalos seria o próximo, eu estava acampando quando foi lançado o "License to Ill" dos beastie boys, praticamente todos muleques tinham um logo da VolksWagen pendurado numa corrente no pescoço que eles tinham roubado de algum carro na cidade. Eu me lembro que a polícia e o prefeito colou no acampamento e enquadrou todo mundo.

Agora que sua foto apareceu nos jornais, você é reconhecido nas ruas?
Eu soube que alguns anos atrás um cara disse que era o Banksy para entrar numa balada em shoreditch e quando foi trocar idéia acabou sendo expulso por alguns graffiteiros. É meu interesse não comentar sobre nenhuma dessas fotos circulando.


O que aconteceu nesta treta com Robbo e Drax?
Eu não decidi começar uma treta com o Robbo - você já viu o tamanho dele? Nos anos 90, ele e o Drax não tinham ibope e ninguem conhecia eles em Bristol, a verdade é que eu não pintei sobre um graffiti escrito "Robbo", eu pintei sobre um graffiti que dizia "nrkjfgrekuh". Mas de qualquer modo, eu não compro a idéia de que uma parede "pertence" a um certo graffiteiro, ou à alguem. Os graffiteiros tradicionais tem um monte de regras que eles seguem, e boa sorte pra eles, mas eu não me tornei um grafiteiro pra ter alguma outra pessoa me falando o que dizer, se você é o tipo de pessoa que fica triste com pessoas atropelando seu trampo, eu sugiro que provavelmente graffiti não é o hobby certo pra você.

Você é acusado pela comunidade do graffiti de ter vendido a cena? Qual sua defesa?
É difícil determinar o significado de "vender, hoje em dia, você pode ganhar mais dinheiro produzindo uma série de posters anti-Macdonalds do que você ganharia fazendo posters para o próprio MacDonalds. Eu digo pra mim mesmo, eu uso arte para promover discórdia, mas talvez eu só esteja usando discórdia para promover minha arte, eu alego inocência em relação à "venda da cena". Mas minha alegação é feita de uma casa maior do que a que eu vivia antes.

A Arte de Rua pode ser mostrada em galerias?
Eu não sei se arte de rua realmente funciona em local fechado. Se você domesticar um animal, ao invés vai de feroz e livre ele fica estéril, gordo e sonolento. Então talvez a arte deve permanecer na rua. Mas denovo, alguns velhinhos tem muito conforto em ter um animal de estimação em casa. É difícil capturar a adrenalina de pintar nas ruas quando você está num estúdio com o aquecedor ligado. Talvez as pessoa que roubam graffiti das ruas tenham algum intuíto - as bordas ainda ficam lá. Mas estas pessoas são engraçadas - elas me pedem uma carta de autenticação dizendo que eu pintei tal coisa, mas essa é basicamente uma assinatura de confissão num papel qualquer.

Então você quer que a arte seja preservada para a nação?
É impossível predizer quais pinturas vão ficar e quais não vão, em New Orleans eu pintei numa loja abandonada numa rua cheia de carros e colchões abandonados, e depois de duas horas o trampo ja tinha sumido, no final das contas eu tinha pintado na parede de uma biqueira e o proprietário não gostou da atenção. Uma coisa que você pode ter certeza, é que se você é atrapalhado no meio de uma pintura e ela fica toda zuada, então alguem vai preservar esse trampo, retirar da parede e alguns meses depois ele vai ser exposto por pessoas usando luvas brancas la no Sothebys.

O que você acha dos valores financeiros de seus trabalhos? Você liga de as pessoas estarem trocando eles como propriedade ou ítens de luxo?
A opinião do meu advogado é que os policiais talvez não possam mais me acusar de dano criminoso - porque teoricamente meu graffiti na verdade aumena o valor da propriedade mais do que danifica. Esta é a teoria dele, mas meu advogado também acredita que usar gravata de desenho animado é um bom jeito de se vestir.

Finalmente, você gostou de fazer nossa capa?
Eu não tenho certeza do que significa a capa - tem coisas mais importantes.
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Este post foi feito ao som de The Clash - I fought the law

quinta-feira, 4 de março de 2010

Swimming Cities


O projeto swimming cities, idealizado pelo artista Swoon e composto por artistas, construtores e performers já passou por Nova York ( Switchback Sea ) e por Veneza ( Serenissima ). Junto o grupo constroi barcos "diferentes" onde fazem apresentações interativas envolvendo arte, escultura e música. Este ano o projeto vai acontecer nas águas do rio Ganji, em um intercâmbio cultural com os artistas locais, a performance vai ser inspirada na cultura em torno do rio, com o nome de The Ocean of Blood, o projeto faz uma referência a encarnação da deusa Kali, numa forma antiga de hinduismo ela é descrita como uma deusa sem forma, um oceano primordial a partir do qual o mundo teria sido concebido. Do rio Ganji, as embarcações irão até Varanasi, conhecida como a cidade mais antiga do mundo, chegando lá os barcos irão se reunir para apresentar uma performance de teatro integrando as experiências do grupo com a história da India e dos hindus.

Mais informações no site do grupo: Weareswimmingcities.org
Fotos de "inspiração" estão sendo postadas no Flicker do grupo: Ocean of Blood

Abaixo um vídeo do grupo em Veneza:


e um video da edição em New York:


Este post foi feito ao som de Echo & The Bunnymen - Lips Like Sugar

Urban Paint Festival 2010

Começaram as chamadas para o UPfest 2010 - 5 e 6 de junho, um dos festivais mais fodas da atualidade acontece há 3 anos em Londres, reunindo os the best da street art mundial. A proposta para este ano de 2010 é mais interação entre os artistas, para isso na inscrição está sendo dada preferência à artistas em duplas e/ou crews, para se inscrever é necessário enviar uma tela até o dia 14 de maio e essa tela será vendida no festival, segue abaixo alguns flicks das edições de 2008 e 2009. Mais informações no site do evento: www.upfest.co.uk








Flicks das edições de 2008 e 2009

Este post foi feito ao som de Raggascum - The Terrorist (dubstep mixset)

quarta-feira, 3 de março de 2010

Psicologia da Arte no Pós Modernismo - a estética urbana, a arte de rua e seu impacto nos cidadãos

Partindo do conceito de estética e empatia em Theodor Lipps, o trabalho terá como intuíto apresentar um olhar sucinto, embasado e original, através de um convite a reflexão sobre as situações urbanas enquanto campo de significação e percepção, tais como seus aspectos e conflitos sociais. Através de observações sobre a estética urbana, sua relação com o público e seus modos de apropriação pela coletividade, o intuíto será a identificação dos estímulos presentes neste contexto, como/porque estes são desencadeados e sua influência nos observadores, sendo assim um foco menos no que é visto e mais no que é sentido.
O social será abordado em sua dimensão conflitiva, e a arte como participante desta dimensão, propondo uma reflexão sobre o que é, o que deveria ser e o que têm sido esses espaços da urbanidade eminentemente conflitantes, assim, tais práticas artisticas podem contribuir para a compreensão de alterações que ocorrem no urbano, e rever seus próprios papeis diante de tais transformações, sendo a estética urbana um campo que embora necessariamente centrado no estético, em muito o transcende, seja por envolver a dimensão histórico-social ou por emergir de fenômenos que não podem ser abrangidos pela estrita designação da arte, para tal, se estudará a sensibilidade etética como geradora de novos olhares sobre os espações de vivencia.
Para abordar essa transcendência estética, serão utilizados rereferênciais teóricos da fenomenôlogia da percepção e do campo da filosofia estética, Merleau-Ponty, Bachelard, Dufrenne, Quintás e outros que surgirão no desenvolvimento.